Histórico - Presidentes - Conselho
Senhores membros da comissão julgadora: Aos c/ prot. Luiz Antônio Melo. Completei um trabalho de seleção, entre os diversos símbolos, e, chegando á conclusão de que o melhor havia sido escolhido, tentarei traçar um rápido memorial descritivo do mesmo.
Em principio, abandonei a tradição incongestante e apaguei as cartas valorosas por demais. Parti da premissa da fusão usando duas figuras que se completassem, e uni – as tentando em principio traduzir algum valor semântico.
Escolhi o triangulo, pelo seu comportamento normal, dinâmico, solido,e liquido, da caneta tomando a figura de um monte. Ou montanha, que traz uma ligação topográfica com São Roque. As linhas externas foram quebradas em sua rigidez estética e forma por curvas concordantes.
A figura tornada plana, um símbolo, porém sua composição unia um volume próprio e a projeta num espaço leve e elegante, quase como solução arquitetônica.
Praticamente é o que se pode dizer em 1ª analise, um símbolo simples, puro, e da formas harmônicas e linhas concordantes, agradável oticamente.
Tentei, com relações fatos e laços com o passado, o que havia de bom e permaneceu após a fusão, dando valor nulo a uma tradição gratuita, e uma simbologia estética formal, tais como o brasão da cidade e outros, deplorável.
Existe ao meu ver algo novo com ampla visão de um futuro social evolutivo. O símbolo, assim sendo, é novo.
Apresenta duas linhas fortes formais, uma horizontal e outra vertical. Determinam, pela interseção duas divisões curvas.
A horizontal cria um volume estático e estável simbolizando (perdoem – me o termo, pois o utilizando no bom sentido) o conservadorismo do ex clube S.U. Literária, lembrando a maturidade sólida e o senso de segurança profunda.
A vertical simboliza o anseio jovem, o impulso da força criativa de um clube mais dinâmico, o ex São Paulo Clube.
Apóia – se no dinamismo na segurança, criando no símbolo, um sentido de ascensão dinâmica. A forma, visualmente, tacha-se em si mesma dando-lhe o sentido da sociedade.
Fazendo isto, tendo a certeza que cumprir com um dever com essa sociedade, e otiz da melhor maneira possível.
Av. Antonino Dias Bastos, 368, Centro - São Roque / Fone: (11) 4712-2046 | © Copyright 2008, São Roque Clube.
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Guia São Roque